ANÁLISE DO DESEMPENHO, ESTRATÉGIAS E REPRESENTAÇÕES ENVOLVENDO MÉDIA ARITMÉTICA POR ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Danilo do Carmo de Souza
  • Marisa Lima de Vasconcelos
  • Juscileide Braga de Castro

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.D12

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a compressão e as representações utilizadas por estudantes do 5º ano em situações envolvendo o conceito de média aritmética. A coleta de dados deu-se a partir de um teste, abordando: a construção e interpretação de gráficos de linha e de barras; análise de tabelas; cálculo das medidas de tendência central. A análise do desempenho, demonstra que as crianças possuem facilidade na construção de gráficos de barras 84,09%. Contudo, a identificação da mediana, com número par de elementos, foi uma situação de difícil compreensão, pois nenhum estudante obteve êxito. Quanto à média, 52,27% das crianças responderam corretamente, empregando estratégias a partir de protótipos do pensamento aditivo, multiplicativo ou a combinação de ambos, associando algoritmos e representações pictóricas e numéricas. Embora existam lacunas conceituais ligadas à Estatística, as formas como solucionam as situações evidenciam que esses conceitos podem ser compreendidos ainda nos anos iniciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-11-10

Como Citar

de Souza, D. do C. ., Vasconcelos, M. L. de ., & Castro, J. B. de. (2022). ANÁLISE DO DESEMPENHO, ESTRATÉGIAS E REPRESENTAÇÕES ENVOLVENDO MÉDIA ARITMÉTICA POR ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(23). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.D12