A INCERTEZA NO IMAGINÁRIO INFANTIL: COMO AS CRIANÇAS COMPREENDEM A ALEATORIEDADE POR MEIO DA LITERATURA INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.D11Resumo
Buscamos investigar as compreensões de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental sobre aleatoriedade no uso da literatura infantil. Para isso, desenvolvemos um estudo exploratório de caráter qualitativo, no qual foram realizadas entrevistas por meio do método Clínico Piagetiano a partir da contação de histórias do livro “O Clubinho”, com estudantes do 5º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados do estudo demonstraram que as estudantes apresentam compreensões acerca de diversas noções presentes nessa demanda, como a incerteza, justiça e equiprobabilidade, os diferentes tipos de eventos aleatórios (possível, impossível, mais provável e menos provável); e dificuldades com a compreensão sobre a independência de eventos aleatórios, apresentando erros de recência negativa em sua maioria. Concluímos que as estudantes, durante a contação das histórias, reorganizaram muitas compreensões probabilísticas a partir da reflexão sobre os contextos apresentados, apesar de esse não ser o objetivo central do estudo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista - RS
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.