EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM ATIVIDADE DE EXTENSÃO: NARRATIVA E ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Keli Cristina Conti
  • Cármen Lúcia Brancaglion Passos

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.D10

Resumo

Este artigo é uma ampliação do texto apresentado no Seminário Internacional de pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), em 2021 e apresenta a experiência vivida em uma Atividade Curricular de Ensino Pesquisa e Extensão (ACIEPE). A atividade, coordenada pelas autoras, ocorreu entre 2020 e 2021, de forma remota. Nela pretendeu-se dar protagonismo aos professores que ensinam matemática, com o destaque para o ensino e a aprendizagem da Estatística na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa; os dados foram construídos por meio das narrativas orais e/ou escritas de 20 participantes. Refletir a respeito da própria narrativa e compartilhá-la com outros professores tem se mostrado potencialmente favorável à formação e ao desenvolvimento profissional dos envolvidos. Seu desenvolvimento possibilitou a ampliação da competência teórica e metodológica dos envolvidos relacionada à Estatística no início na escolarização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-11-10

Como Citar

Conti, K. C. ., & Passos, C. L. B. . (2022). EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM ATIVIDADE DE EXTENSÃO: NARRATIVA E ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(23). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.D10