ENSINO DE ESTATÍSTCA E DE COMPETÊNCIAS PESSOAIS INTEGRADOS COM O CONTEXTO DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS
DOI:
https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.D9Resumo
Os profissionais de cenários futuros relatam que em nosso processo histórico construímos uma trajetória degenerativa para nosso bem-estar, sendo no momento nossa responsabilidade inverter esse processo para uma trajetória regenerativa. O trabalho que apresentamos visa contribuir com esse processo na dimensão da saúde, problematizar a necessidade de mudança educacional e apresentar um trabalho de Mestrado, com alunos do Ensino Médio, da rede Estadual de São Paulo, que sinaliza essa mudança. Mostramos ser possível desenvolver competências específicas de Matemática e Estatística e, ao mesmo tempo, competências socioemocionais. A Análise Exploratória de Dados, feita com o recurso de rodas de conversa como metodologia de ensino, mostrou-se eficiente e atuou como metodologia de pesquisa. O contexto escolhido – drogas lícitas e ilícitas – favoreceu foco e participação dos estudantes na atividade. Resultou no aprendizado das competências específicas de Estatística e promoveu um despertar dos estudantes para a necessidade de cuidar de sua saúde física, emocional e mental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista - RS
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.