O FENÔMENO DA DESINFORMAÇÃO E O PAPEL DOS NÚMEROS NA COMUNICAÇÃO: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.D8Resumo
Objetivou-se, nesta investigação, identificar e compreender concepções de professores de Matemática e de licenciandos de cursos de Matemática sobre o papel dos números em um vídeo, produzido em formato jornalístico, cujo conteúdo inclui dados relativos à pandemia da Covid-19. O vídeo tem como protagonista um jornalista brasileiro, que utilizou argumentos matemáticos e estatísticos para sustentar sua opinião. Os argumentos foram considerados falsos por agências jornalísticas de checagem de fatos. O estudo, de natureza qualitativa, teve como principal procedimento discussões em grupos focais, cujas reuniões foram videogravadas e posteriormente transcritas. A análise reportada, neste artigo, deu-se sobre os discursos dos participantes da investigação, que refletiram sobre a análise apresentada no vídeo. Categorias emergentes da interação e dos discursos dos participantes, motivados por esse vídeo, evidenciam suas concepções de como os números podem ser utilizados para manipular opiniões e convencer o público sobre pontos de vista sustentados por uma realidade adulterada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista - RS
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.