FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA COLABORATIVA: PRINCÍPIOS E PRÁTICAS QUE UNEM UNIVERSIDADE E ESCOLA EM PROL DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA

Autores

  • Karla Priscila Schreiber
  • Mauren Porciúncula

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2023.D5

Resumo

Nesse artigo são sistematizados indícios dos princípios característicos e constitutivos do trabalho colaborativo, identificados nas transcrições dos encontros do Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Estatística, analisados sob a perspectiva dos pressupostos metodológicos do Discurso do Sujeito Coletivo. Desse modo, foram reconhecidos 15 indícios, que envolveram horizontalidade, reciprocidade, protagonismo, colaboração voluntária, respeito nas relações, abertura ao diálogo, às reflexões e às críticas construtivas, exercício de autonomia, flexibilidade e negociação, além da distribuição das atividades entre os professores, que nutrem um sentido de pertencimento, identificação e compromisso partilhado, na busca por soluções e alternativas pedagógicas, nesse caso, no âmbito da Educação Estatística. Ademais, os resultados corroboram a importância da diversidade na constituição do grupo e de momentos de descontração e confraternização, a contar pelas aprendizagens e conhecimentos socializados. Mostra-se, portanto, por meio desse estudo, caminhos possíveis para a constituição de espaços coletivos de formação e desenvolvimento profissional docente.

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Publicado

2022-11-10

Como Citar

Schreiber, K. P. ., & Porciúncula, M. (2022). FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA COLABORATIVA: PRINCÍPIOS E PRÁTICAS QUE UNEM UNIVERSIDADE E ESCOLA EM PROL DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(23). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2023.D5