FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA COLABORATIVA: PRINCÍPIOS E PRÁTICAS QUE UNEM UNIVERSIDADE E ESCOLA EM PROL DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA
DOI:
https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2023.D5Resumo
Nesse artigo são sistematizados indícios dos princípios característicos e constitutivos do trabalho colaborativo, identificados nas transcrições dos encontros do Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Estatística, analisados sob a perspectiva dos pressupostos metodológicos do Discurso do Sujeito Coletivo. Desse modo, foram reconhecidos 15 indícios, que envolveram horizontalidade, reciprocidade, protagonismo, colaboração voluntária, respeito nas relações, abertura ao diálogo, às reflexões e às críticas construtivas, exercício de autonomia, flexibilidade e negociação, além da distribuição das atividades entre os professores, que nutrem um sentido de pertencimento, identificação e compromisso partilhado, na busca por soluções e alternativas pedagógicas, nesse caso, no âmbito da Educação Estatística. Ademais, os resultados corroboram a importância da diversidade na constituição do grupo e de momentos de descontração e confraternização, a contar pelas aprendizagens e conhecimentos socializados. Mostra-se, portanto, por meio desse estudo, caminhos possíveis para a constituição de espaços coletivos de formação e desenvolvimento profissional docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista - RS
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.