UTILIZAÇÃO DE EXEMPLOS DE CONTEXTOS PARA PROMOVER O LETRAMENTO PROBABILÍSTICO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • Robson da Silva Eugênio
  • Carlos Eduardo Ferreira Monteiro
  • Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2023.D4

Resumo

Letramento Probabilístico relaciona-se com a habilidade de ler, interpretar e construir sentidos por meio dos conceitos da Probabilidade, sendo constituída não somente por elementos cognitivos, mas por crenças e atitudes, a postura crítica e reflexiva. Este artigo discute resultados de um estudo que buscou analisar compreensões de professores dos anos finais do Ensino Fundamental sobre o Letramento Probabilístico e como seria possível trabalhar nessa perspectiva em sala de aula. Participaram do estudo cinco professores com os quais realizou-se seis encontros de formação que foram filmados, transcritos e analisados. Neste artigo, aborda-se a discussão referente ao quarto encontro, em que se discutiu exemplos de contextos que puderam ser associados com o Letramento Probabilístico. Os professores concluíram que é possível abordar o Letramento Probabilístico em situações de ensino, mas que seria necessário desenvolver uma compreensão melhor dos conceitos probabilísticos em articulação com momentos de discussão e de planejamento com colegas de profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-11-10

Como Citar

Eugênio, R. da S. ., Monteiro, C. E. F., & de Carvalho, L. M. T. L. . (2022). UTILIZAÇÃO DE EXEMPLOS DE CONTEXTOS PARA PROMOVER O LETRAMENTO PROBABILÍSTICO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(23). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2023.D4