UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA ESCOLA BÁSICA SOBRE ESTATÍSTICA EM AMBIENTE VIRTUAL
DOI:
https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.D3Resumo
Esse artigo aborda a estatística na escola básica em ambiente virtual em um curso de formação continuada de professores da educação básica. Discutimos como os participantes mobilizam conhecimentos de estatística e tecnologia usados para resolver um problema de conjunto de dados com o Excel. Segundo pesquisas, muitos cursos de formação inicial de professores não oferecem oportunidades para que estes estabeleçam relação entre as disciplinas tecnológicas e as de conteúdo específicos. Os participantes também apresentaram dificuldades ao diferenciar gráficos de barras para variáveis discretas ou qualitativas. A pesquisa é qualitativa, um estudo de caso, focalizando como as atividades propostas aos professores articulam o conhecimento do conteúdo específico de estatística ao tecnológico de conteúdo. Concluindo, a representação e análise de um conjunto de dados não é trivial, porém permitiu avanços na construção dos conhecimentos estatísticos e dos conhecimentos tecnológicos do conteúdo
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista - RS
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.