QUAL A ATITUDE DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA FRENTE À ESTATÍSTICA?

Autores

  • Luciana Neves Nunes
  • Luís Henrique Pio de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.D2

Resumo

Com o objetivo de medir a atitude de futuros professores de matemática frente à Estatística, utilizou-se a versão em português da escala SATS-28 (Survey of Atitudes Toward Statistics) e se realizou censo dos estudantes de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi feita análise descritiva das quatro dimensões do instrumento: Afetiva, Competência Cognitiva, Valor e Dificuldade. As atitudes mais positivas foram nas dimensões Valor: importância da estatística; e Competência Cognitiva: conhecimento e habilidades intelectuais, enquanto as menos positivas foram Afetiva e Dificuldade. Maior grau de contato com a Estatística no Ensino Básico mostrou relação com atitudes positivas. De acordo com a etapa no curso, quanto maior a etapa, mais positiva é a atitude na Competência Cognitiva e mais negativa é a atitude na dimensão Afetiva. Esses resultados indicam a importância em se conhecer os perfis atitudinais para que sejam adotadas medidas para reverter atitudes negativas.

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Publicado

2022-11-10

Como Citar

Nunes, L. N. ., & de Almeida, L. H. P. . (2022). QUAL A ATITUDE DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA FRENTE À ESTATÍSTICA?. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(23). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.D2