QUAL A ATITUDE DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA FRENTE À ESTATÍSTICA?
DOI:
https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.D2Resumo
Com o objetivo de medir a atitude de futuros professores de matemática frente à Estatística, utilizou-se a versão em português da escala SATS-28 (Survey of Atitudes Toward Statistics) e se realizou censo dos estudantes de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi feita análise descritiva das quatro dimensões do instrumento: Afetiva, Competência Cognitiva, Valor e Dificuldade. As atitudes mais positivas foram nas dimensões Valor: importância da estatística; e Competência Cognitiva: conhecimento e habilidades intelectuais, enquanto as menos positivas foram Afetiva e Dificuldade. Maior grau de contato com a Estatística no Ensino Básico mostrou relação com atitudes positivas. De acordo com a etapa no curso, quanto maior a etapa, mais positiva é a atitude na Competência Cognitiva e mais negativa é a atitude na dimensão Afetiva. Esses resultados indicam a importância em se conhecer os perfis atitudinais para que sejam adotadas medidas para reverter atitudes negativas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista - RS
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.