EXPERIÊNCIAS COM LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

  • Elisa Flemming Luz Instituto Federal de Santa Catarina
  • Elenita Eliete de Lima Ramos
  • Adilson de Campos
  • Viviam Giacomelli Pedroso
  • Graciele Amorim Zimmermann

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.24.2023.p.49-58

Resumo

Esse artigo apresenta um relato de experiência sobre o processo de implementação e posterior curricularização de atividades experimentais de matemática realizadas em laboratório nos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Inicia-se por apresentar o conceito de tarefas, estabelecendo o caráter mais estruturado que estas dão para as atividades de laboratório que passaram a ser inseridas no planejamento de ensino nos três primeiros anos do ensino médio integrado. Na sequência, e a título de exemplo, descreve-se de um modo pormenorizado uma tarefa que envolve o conteúdo sobre função afim, bem como os aspectos considerados no momento de sua aplicação. Os resultados evidenciam uma boa receptividade e engajamento dos alunos, além de um desafio no que respeita o trabalho colaborativo dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-07-15

Como Citar

Flemming Luz, E., Eliete de Lima Ramos, E., de Campos, A., Giacomelli Pedroso, V., & Amorim Zimmermann, G. (2023). EXPERIÊNCIAS COM LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(24). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.24.2023.p.49-58