FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADA POR TIC

UM MAPEAMENTO A PARTIR DOS ENCONTROS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE 2016 E 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.Art.1

Resumo

Este trabalho trata de um mapeamento das comunicações científicas sobre formação de professores, mediadas por Tecnologias da Informação e Comunicação, apresentadas nos XII e XIII Encontros Nacionais de Educação Matemática, realizado em São Paulo em 2016 e em Cuiabá em 2019, respectivamente. O objetivo é analisar as formações de professores realizadas seguindo esse modelo. A pesquisa é de cunho qualitativo e a metodologia utilizada para a análise e discussão dos dados foi a Análise Textual Discursiva. A análise permitiu a emersão de cinco categorias de análise e elegemos suas delas para uma discussão mais aprofundada no presente trabalho. Concluímos que os autores dos trabalhos analisados entendem que a formação de professores deve priorizar reflexões sobre a própria prática e estudos de novas metodologias de ensino, de modo que a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação priorizem ambientes virtuais de cooperação e interação entre os participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Vieira Abrão, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela UNICSUL. Mestre em Ciências pelo Instituto de Ciências Matemáticas e Computacionais da USP de São Carlos. Licenciado em Matemática pela UNESP de Bauru em 2008. Professor de Educação Básica II na Cooperativa Educacional Cerqueirense nas disciplinas de Matemática e Física. Professor de Ensino Médio e Técnico na ETEC Pref. José Esteves. Possui experiência na área de Tecnologias da informação aplicadas ao Ensino de Ciências e Matemática.

Norma Suely Gomes Allevato, Universidade Cruzeiro do Sul

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática e mestrado em Matemática Pura pela Universidade Estadual de Londrina, e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Rio Claro/SP. Atualmente é membro associado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, por sua participação no GTERP - Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas; assessora formadora da Secretaria Municipal de Ensino de São Paulo; e professora permanente e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, onde é líder do GPEAEM - Grupo de Pesquisa e Estudos Avançados em Educação Matemática.

Janaína Poffo Possamai, Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática, e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Regional de Blumenau. Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora do departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau. Atualmente é estagiária de pós-doutorado, sob supervisão da professora Drª Norma Allevato, na Universidade Cruzeiro do Sul, onde também é membro do Grupo de Pesquisa e Estudos Avançados em Educação Matemática.

Publicado

2022-11-10

Como Citar

Abrão, F. V. ., Allevato, N. S. G., & Possamai, J. P. (2022). FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADA POR TIC: UM MAPEAMENTO A PARTIR DOS ENCONTROS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE 2016 E 2019. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(23). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.Art.1