GÊNESE INSTRUMENTAL DO ARTEFATO SIMBÓLICO FUNÇÃO QUADRÁTICA EM AMBIENTE NÃO DIGITAL: UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO PARFOR

Autores

  • Francisco Eteval Silva Feitosa Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.Art.2

Resumo

Este trabalho visa a analisar o processo de gênese instrumental de professores em formação pelo Programas Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, com ênfase nos esquemas coletivos de atividades instrumentadas, utilizando um ambiente não digital na resolução de atividades sobre função quadrática. Para tanto, foi desenvolvida uma sequência didática com 10 professores em formação pelo PARFOR no município de Itacoatiara-Amazonas. O referencial teórico subjacente é a Abordagem Instrumental e a metodologia utilizada é norteada pelas dialéticas da Teoria das Situações Didáticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja análise se deu por meio da descrição e interpretação dos dados que foram coletados a partir de observação e das produções escritas dos participantes. Evidenciou-se que os professores não dispunham dos invariantes operatórios necessários para resolução das situações propostas e que não estão instrumentados em relação ao artefato simbólico função quadrática e, portanto, que este artefato não é um instrumento para os participantes do estudo.

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Biografia do Autor

Francisco Eteval Silva Feitosa, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (1999), Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2002) e Doutorado em Matemática em Associação Ampla UFAM/UFPA (2016). Atualmente é professor Assistente da Universidade Federal do Amazonas e tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, matemática, olimpíada de matemática, geometria diferencial.

Publicado

2022-11-10

Como Citar

Silva Feitosa, F. E. (2022). GÊNESE INSTRUMENTAL DO ARTEFATO SIMBÓLICO FUNÇÃO QUADRÁTICA EM AMBIENTE NÃO DIGITAL: UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO PARFOR. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(23). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.Art.2