GÊNESE INSTRUMENTAL DO ARTEFATO SIMBÓLICO FUNÇÃO QUADRÁTICA EM AMBIENTE NÃO DIGITAL: UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO PARFOR
DOI:
https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.Art.2Resumo
Este trabalho visa a analisar o processo de gênese instrumental de professores em formação pelo Programas Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, com ênfase nos esquemas coletivos de atividades instrumentadas, utilizando um ambiente não digital na resolução de atividades sobre função quadrática. Para tanto, foi desenvolvida uma sequência didática com 10 professores em formação pelo PARFOR no município de Itacoatiara-Amazonas. O referencial teórico subjacente é a Abordagem Instrumental e a metodologia utilizada é norteada pelas dialéticas da Teoria das Situações Didáticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja análise se deu por meio da descrição e interpretação dos dados que foram coletados a partir de observação e das produções escritas dos participantes. Evidenciou-se que os professores não dispunham dos invariantes operatórios necessários para resolução das situações propostas e que não estão instrumentados em relação ao artefato simbólico função quadrática e, portanto, que este artefato não é um instrumento para os participantes do estudo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista - RS
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.