COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DOCENTE: UM DIÁLOGO ENTRE SEUS CONSTRUCTOS TEÓRICOS E A COMPETÊNCIA DE OBSERVAR COM SENTIDO
DOI:
https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.Art.3Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar considerações teóricas sobre o constructo competência na formação do professor de matemática. Para tal, são apresentados os fundamentos e discutidas as temáticas competência profissional docente e a competência de Observar com Sentido. A pesquisa de caráter qualitativo, constitui-se como review teórico no intuito de estabelecer um estado do conhecimento que dialoga especialmente com Rios (1997, 2002), Llinares (2011), Groenwald e Llinares (2019, 2022) e Perrenoud (2000). As análises evidenciaram cinco características similares entre as duas vertentes no contexto da formação, quer inicial quer continuada, do professor de matemática. A discussão teórica acerca do constructo competência possibilitou evidenciar um conjunto de habilidades e especificidades da competência docente, revelando a potencialidade da pesquisa em relação ao assunto no âmbito da trajetória acadêmica e profissional de educadores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista - RS
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.