COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DOCENTE: UM DIÁLOGO ENTRE SEUS CONSTRUCTOS TEÓRICOS E A COMPETÊNCIA DE OBSERVAR COM SENTIDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.Art.3

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar considerações teóricas sobre o constructo competência na formação do professor de matemática. Para tal, são apresentados os fundamentos e discutidas as temáticas competência profissional docente e a competência de Observar com Sentido. A pesquisa de caráter qualitativo, constitui-se como review teórico no intuito de estabelecer um estado do conhecimento que dialoga especialmente com Rios (1997, 2002), Llinares (2011), Groenwald e Llinares (2019, 2022) e Perrenoud (2000). As análises evidenciaram cinco características similares entre as duas vertentes no contexto da formação, quer inicial quer continuada, do professor de matemática. A discussão teórica acerca do constructo competência possibilitou evidenciar um conjunto de habilidades e especificidades da competência docente, revelando a potencialidade da pesquisa em relação ao assunto no âmbito da trajetória acadêmica e profissional de educadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-11-10

Como Citar

Muller Konflanz, G., & Ferreira, V. L. D. (2022). COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DOCENTE: UM DIÁLOGO ENTRE SEUS CONSTRUCTOS TEÓRICOS E A COMPETÊNCIA DE OBSERVAR COM SENTIDO. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(23). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.Art.3