REFLEXÕES NA PRODUÇÃO COLABORATIVA DE UM RECURSO DIDÁTICO

O CONCEITO DE ÁREA NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL

Autores

  • Thamires Belo de Jesus Instituto Federal do Espírito Santo
  • Adriana Barbosa Instituto Federal do Espírito Santo
  • Tamiris Neves Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo
  • Elcio Milli Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.Art.4

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões sobre o processo de planejamento e confecção de um recurso didático para abordagem do conceito de área no ensino de Cálculo Diferencial e Integral. O material foi produzido por professores do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Educação Profissional - EMEP nos anos de 2020 e 2021. Como aporte metodológico, o estudo utilizou a pesquisa-ação colaborativa associada a coleta e produção de dados realizada por meio das atas e gravações de reuniões, de discussões provocadas nos encontros, de registros no grupo de WhatsApp e de observações nos momentos de avaliação coletiva e individual. Constatou-se que o trabalho colaborativo é potente na aprendizagem de conceitos matemáticos e no aprimoramento da didática desses docentes. Essa estratégia de trabalho foi importante na sistematização e confecção do material didático, pois reuniu os saberes dos docentes, acerca do uso de videoaulas, de artigos acadêmicos, de tecnologias educacionais e de metodologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thamires Belo de Jesus, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação Ensino e História de Matemática e da Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Educação em Ciências e Matemática (2014) pelo Instituto Federal do Espírito Santo(IFES), Graduada em Licenciatura em Matemática (2011) pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES). É professora do Instituto Federal do Espírito Santo, atuando como docente nos cursos de ensino médio, graduação e especialização lato sensu. Lidera o Grupo de Pesquisa em Educação Matemática Inclusiva - GPEMI e participa do Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Educação Profissional - EMEP e do Grupo de Pesquisa TIME - Tecnologias, Inclusão, Matemática e Educação. Membro do GT "Diferença, inclusão e Educação Matemática" da Sociedade Brasileira de Educação Matemática.  Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Ciências e Matemática com foco na Educação Especial e Educação Inclusiva, em especial na educação de surdos.

Adriana Barbosa, Instituto Federal do Espírito Santo

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Ifes Campus Viana. Graduada em Ciência da Computação (FAESA, 2006), Matemática (UFES, 2010) e Pedagogia (UFES, 2018) , mestrado em Informática (UFES, 2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI/UFES). Atuou como coordenadora do Curso Técnico em Logística do Ifes Campus Viana de 09/12/2016 até 19/12/2018. É Coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) do Campus Viana. Participa dos grupos de Pesquisa: Políticas, Gestão e Inclusão Escolar: contextos e processos sociais (UFES) e Educação Matemática e Educação Profissional (EMEP). Tem interesse pelos seguintes temas: Educação Especial, Educação Inclusiva, Gestão Escola, Informática na Educação, Educação Matemática e Educação Profissional.

Tamiris Neves, Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), com período sanduíche (CAPES) na Univesità di Pisa (Dipartimento di Matematica), Itália. Tem experiência como Professora de Matemática no Ensino Superior (Ifes) e no Ensino Médio (Ifes e SEDU) e como Professora Pesquisadora na Coordenadora Geral de Pesquisa e Extensão (CGPE) do Ifes/Cefor. Faz parte do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Educação Profissional (EMEP). É filiada à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Atualmente leciona na Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo.

Elcio Milli , Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo

Licenciado em matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), especialista em Educação Inclusiva e Diversidade pelo Centro de Estudos Avançados em Pós-Graduação e Pesquisas, mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e doutorando em Educação em Ciências e Matemática pelo mesmo instituto. É vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Educação Profissional (EMEP) e participa do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática Inclusiva (GPEMI). É filiado à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), sendo atuante na diretoria regional da SBEM Espírito Santo e membro do GT13 - Diferença, Inclusão e Educação Matemática dessa mesma sociedade. É professor P-VI da Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo, atuando na E.E.E.F.M Almirante Barroso sendo preceptor do Programa de Residência Pedagógica em parceria com o Ifes campus Vitória. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de materiais didáticos, educação matemática inclusiva e práticas pedagógicas de matemática.

Publicado

2022-11-10

Como Citar

Belo de Jesus, T., da Costa Barbosa, A., Moura Neves , T., & Pasolini Milli , E. (2022). REFLEXÕES NA PRODUÇÃO COLABORATIVA DE UM RECURSO DIDÁTICO: O CONCEITO DE ÁREA NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(23). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.Art.4