ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO ALGÉBRICA DA PUC-SP EM RELAÇÃO À TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.Art.5Resumo
Neste artigo, apresenta-se um mapeamento de cunho exploratório-analítico com o objetivo de analisar nas dissertações e teses defendidas por membros do Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica (GPEA) e que enfocam reflexões referentes à Educação Básica subsidiadas pela Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) de Raymond Duval, os aspectos teóricos utilizados e as justificativas para o emprego de tal referencial. Uma das justificativas mais recorrentes é o fato de a apreensão global de um objeto matemático requerer a coordenação de diferentes representações semióticas deste objeto em diversos registros. Os aspectos mais empregados da Teoria são: a importância de utilizar, de maneira coordenada, representações semióticas em diferentes registros para um dado objeto matemático e as transformações entre representações buscando-se evidenciar as mais exploradas.
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