MEDIDAS, JOGOS DE LINGUAGEM E SEMELHANÇAS DE FAMÍLIA EM CONTEXTO TRANSFRONTEIRIÇO OIAPOQUE-BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.Art.6Resumo
A pesquisa teve por objetivo examinar as possibilidades e limitações, para a compreensão da existência de múltiplas matemáticas, de uma sequência didática efetivada em um Curso de Pedagogia de uma universidade localizada em região transfronteiriça. Alicerçada teórico-metodologicamente no campo da Etnomatemática, em seus entrecruzamentos com ideias atinentes à multiculturalidade, a investigação, cunho qualitativo, envolveu um grupo de 19 estudantes na disciplina Teoria e Prática do Ensino de Matemática. Os materiais de pesquisa foram produzidos a partir de discussões gravadas e posteriormente transcritas, bem como materiais escritos e produzidos pelos estudantes na forma de portfólio. A análise, efetivada na perspectiva ATD de Moraes e Galiazzi (2016), evidenciou que os estudantes compreenderam a existência de múltiplas matemáticas, cada uma delas amalgamadas com a forma de vida que as gerou. Também emergiu a ideia da impossibilidade de compará-las epistemologicamente, tendo em vista que são produzidas em distintos contextos.
Palavras-chave: Etnomatemática. Jogos de linguagem. Semelhanças de família. Curso de Pedagogia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista - RS
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.