O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: REFLEXÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Marta Cristina Cezar Pozzobon
  • Gabriel de Oliveira Soares

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.60-68

Resumo

O estágio curricular supervisionado compreende uma importante etapa na formação inicial de professores que ensinam Matemática. Com isso, o artigo propõe-se a problematizar e refletir a temática do estágio supervisionado e os desafios da iniciação à docência. As discussões estruturam-se em três eixos: o estágio nos documentos oficiais; relações entre estágios e os programas de iniciação à docência e residência pedagógica e o estágio em tempos de pandemia. Considera-se que muitos são os desafios e (im)possibilidades diante dos estágios curriculares em cursos de formação de professores para ensinar Matemática: a discussão e a resistência em relação às políticas que submetem à formação de professores a agendas neoliberais e conservadoras; a constituição de espaços de coformação entre escola e universidade; a inclusão dos sujeitos excluídos antes da pandemia dos processos formativos; a promoção de políticas e de ações de apoio e valorização dos docentes de escolas e universidades

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-06-01

Como Citar

Pozzobon, M. C. C. ., & Soares, G. de O. . (2021). O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: REFLEXÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(22). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.60-68