A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: ALGUMAS DISCUSSÕES

Autores

  • Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes
  • Isabel Koltermann Battisti

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.48-59

Resumo

A formação de profissionais do magistério da Educação Básica tem sido pauta de vários movimentos, nos quais foram sendo considerados diferentes concepções, estudos e pesquisas, bem como marcos legais. Desses, destaca-se o tema relacionado à Prática como Componente Curricular (PCC) nos cursos de licenciatura em Matemática, cuja valorização expressa-se em diferentes aspectos, em especial na carga horária, que deve contemplar espaços de reflexão durante toda a formação docente. Nesse contexto, o objetivo desta produção é relatar, problematizar e analisar aspectos relacionados à PCC evidenciados no âmbito VI FPEMat-RS. A partir dos debates realizados, é possível indicar que, passadas quase duas décadas das primeiras proposições da PCC, muitos avanços foram alcançados, mas ainda há um longo caminho a ser trilhado na perspectiva de compreender a relevância e efetivar a prática como fundamento da organização curricular nos cursos de formação inicial de professores que ensinam matemática.

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Publicado

2021-06-01

Como Citar

Lopes, A. R. L. V. ., & Battisti, I. K. . (2021). A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: ALGUMAS DISCUSSÕES. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(22). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.48-59