MATEMÁTICA ESCOLAR E MATEMÁTICA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO INICIAL: ALGUMAS REFLEXÕES
DOI:
https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p37-47Resumo
Este artigo apresenta a temática e as discussões realizadas no âmbito do VI Fórum Regional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática – FPEMat, mais especificamente do Grupo de Discussão 2 (GD-2) denominado “Matemática escolar e matemática acadêmica na formação inicial”. A discussão entre os integrantes do nosso grupo (professores que ensinam matemática na Educação Básica e no Ensino Superior e acadêmica de um curso de Licenciatura em Matemática) centrou-se na articulação entre saberes relacionados à matemática escolar e à matemática acadêmica, tendo em vista as implicações para o processo de formação inicial de professores que ensinam matemática. Apresentamos uma breve discussão teórica sobre o tema e, em seguida, delineamos reflexões que apontaram para a necessidade de uma aproximação mais efetiva entre escola e academia possibilitando ao futuro professor integrar os saberes associados à matemática escolar e à matemática acadêmica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista - RS
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.