NARRATIVAS ENTRELAÇADAS SOBRE O LUGAR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.15-24Resumo
Este artigo discute o entrelugar da Educação Matemática para crianças. O estudo inclui a narrativa autobiográfica dos autores e dos participantes do Grupo de Discussão sobre anos iniciais durante o VII Fórum Regional de Formação Inicial professores que ensinam Matemática no Rio Grande do Sul. Quatro provocações balizaram as discussões: as relações entre afetividade e Matemática, a criatividade e insubordinação para formar professores e ensinar Matemática, a construção de significados na Matemática e a compreensão das especificidades da infância para a Matemática. Os debates indicam que os espaços de discussão potencializam a formação, de modo que os educadores matemáticos podem ampliar seus espaços na formação inicial através da inserção em programas fomentados por políticas públicas, tais como o PIBID e a Residência Pedagógica. Destaca-se a importância de compreensão do espaço-tempo da infância e da necessidade de se desconstruir o mito da dificuldade em aprender Matemática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista - RS
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.