Newton, Leibniz e Bolt
modelação na formação de professores de matemática
DOI:
https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.77-88Resumo
O presente artigo trata de uma pesquisa que busca avaliar a repercussão, entre os acadêmicos de um curso de licenciatura em matemática, da introdução da Modelação, permeada por tecnologias digitais, no contexto de ensino e de aprendizagem do conceito de derivada. No marco teórico da investigação, destacam-se as ideias de Biembengut, Bassanezi e Dewey. Após a realização de atividade, na qual se procurou determinar a velocidade instantânea dos colegas, propôs-se aos futuros professores uma questão dissertativa. Optando-se por um panorama qualitativo, com o propósito de compreender as impressões discentes sobre o alcance do trabalho realizado, as respostas foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Pôde-se perceber que os acadêmicos viram, nessa abordagem metodológica, uma oportunidade de intersecção entre teoria e prática, uma forma diferente de cativar seus alunos, fomentando o engajamento no estudo de matemática, bem como uma experiência formativa importante, capaz de inspirar sua atuação docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista - RS
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.