Newton, Leibniz e Bolt

modelação na formação de professores de matemática

Autores

  • Rafael Winícius da Silva Bueno Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha http://orcid.org/0000-0002-9573-8053
  • Nathalia da Rosa Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
  • Débora da Silva de Lara Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.77-88

Resumo

O presente artigo trata de uma pesquisa que busca avaliar a repercussão, entre os acadêmicos de um curso de licenciatura em matemática, da introdução da Modelação, permeada por tecnologias digitais, no contexto de ensino e de aprendizagem do conceito de derivada. No marco teórico da investigação, destacam-se as ideias de Biembengut, Bassanezi e Dewey. Após a realização de atividade, na qual se procurou determinar a velocidade instantânea dos colegas, propôs-se aos futuros professores uma questão dissertativa. Optando-se por um panorama qualitativo, com o propósito de compreender as impressões discentes sobre o alcance do trabalho realizado, as respostas foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Pôde-se perceber que os acadêmicos viram, nessa abordagem metodológica, uma oportunidade de intersecção entre teoria e prática, uma forma diferente de cativar seus alunos, fomentando o engajamento no estudo de matemática, bem como uma experiência formativa importante, capaz de inspirar sua atuação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Winícius da Silva Bueno, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS.

Publicado

2021-06-01

Como Citar

Bueno, R. W. da S., Lopes, N. da R., & de Lara, D. da S. (2021). Newton, Leibniz e Bolt: modelação na formação de professores de matemática . Educação Matemática Em Revista - RS, 1(22). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.77-88