O CICLO FORMATIVO COMO POSSIBILIDADE PARA APRENDIZAGEM DOCENTE DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Autores

  • Luis Sebastião Barbosa Bemme Universidade Franciscana
  • Silvia Maria de Aguiar Isaia Universidade Franciscana
  • Salvador Llinares Universidade de Alicant

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.109-118

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta metodológica para a formação continuada de professores que ensinam Matemática. Tal proposta foi validada em uma ação formativa desenvolvida de março a novembro de 2018, realizada com 21 professores que ensinam Matemática tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais). Os seis momentos que compõem o ciclo formativo foram construídos a partir dos constructos teóricos da Teoria Histórico-Cultural e da Comunidade de Prática. A ilustração de cada um dos momentos do ciclo formativo se dá a partir da ideia de episódios. As considerações indicam que os momentos que compõem o ciclo formativo favorecem a negociação de significados entres os sujeitos o que contribui para a aprendizagem docente dos mesmos, além disso, o movimento dialético entre teoria e prática presente no ciclo faz com que os professores reflitam e reorganizem sua prática pautada em distintos conhecimentos da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-06-01

Como Citar

Barbosa Bemme, L. S., de Aguiar Isaia, S. M., & Llinares, S. (2021). O CICLO FORMATIVO COMO POSSIBILIDADE PARA APRENDIZAGEM DOCENTE DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA . Educação Matemática Em Revista - RS, 1(22). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.109-118