A GRADUAÇÃO DO ENSINO DE CÁLCULO NO MANUAL DIDÁTICA NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DE JOÃO TOLEDO (1930)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.119-128

Resumo

Neste artigo buscou-se fazer um exercício teórico de análise do manual Didática nas escolas primárias do professor paulista João Toledo a partir da graduação do ensino de cálculo. Para tanto, tomou-se um referencial teórico-metodológico de formação de professores que considera o saber profissional do professor como uma articulação entre os saberes do ensino e da formação. Como resultado foi possível mostrar a construção de um passo-a-passo do ensino que parte do concreto para o abstrato vindo da vaga pedagógica intuitiva, e avança do fácil para o difícil em uma seriação dos problemas de cálculo, um indício da pedagogia científica, uma das vertentes do movimento da Escola Nova.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-06-01

Como Citar

Ferreira, J. dos S., & Rodrigues Valente, W. (2021). A GRADUAÇÃO DO ENSINO DE CÁLCULO NO MANUAL DIDÁTICA NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DE JOÃO TOLEDO (1930). Educação Matemática Em Revista - RS, 1(22). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.119-128