A GRADUAÇÃO DO ENSINO DE CÁLCULO NO MANUAL DIDÁTICA NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DE JOÃO TOLEDO (1930)
DOI:
https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.119-128Resumo
Neste artigo buscou-se fazer um exercício teórico de análise do manual Didática nas escolas primárias do professor paulista João Toledo a partir da graduação do ensino de cálculo. Para tanto, tomou-se um referencial teórico-metodológico de formação de professores que considera o saber profissional do professor como uma articulação entre os saberes do ensino e da formação. Como resultado foi possível mostrar a construção de um passo-a-passo do ensino que parte do concreto para o abstrato vindo da vaga pedagógica intuitiva, e avança do fácil para o difícil em uma seriação dos problemas de cálculo, um indício da pedagogia científica, uma das vertentes do movimento da Escola Nova.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista - RS
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.