A Análise de erros em uma situação-problema

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.141-152

Resumo

Este artigo apresenta estudo acerca da Metodologia de Análise de Erros em situação-problema que aborda tópicos de Geometria Espacial, através do relato de experiência realizado com alunos da terceira série do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFPA/Campus Santarém, na disciplina Matemática. Ressalta-se que o objetivo central desta proposta foi analisar soluções da situação-problema, a fim de detectar erros cometidos pelos alunos que poderão contribuir para a avaliação/reflexão do professor sobre o ensino e aprendizagem da Geometria. O presente trabalho aponta dificuldades relacionadas a conceitos explorados em séries anteriores  que precisam ser superadas para a aquisição de novos conceitos . Assim, vislumbra-se a Análise de Erros, a Teoria dos Campos Conceituais e o Modelo de Van Hiele como recursos teóricos viáveis para o enfrentamento dessas dificuldades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rudinei, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará-IFPA/Campus Santarém

Professor do IFPA e discente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática.

Verônica, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará-IFPA/Campus Santarém

Professora do IFPA e discente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática.

Publicado

2021-06-01

Como Citar

Pedroso de Almeida, I., Alves dos Santos, R. A. dos S., & Solimar dos Santos, V. S. dos S. (2021). A Análise de erros em uma situação-problema. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(22). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.141-152