A Análise de erros em uma situação-problema
DOI:
https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.141-152Resumo
Este artigo apresenta estudo acerca da Metodologia de Análise de Erros em situação-problema que aborda tópicos de Geometria Espacial, através do relato de experiência realizado com alunos da terceira série do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFPA/Campus Santarém, na disciplina Matemática. Ressalta-se que o objetivo central desta proposta foi analisar soluções da situação-problema, a fim de detectar erros cometidos pelos alunos que poderão contribuir para a avaliação/reflexão do professor sobre o ensino e aprendizagem da Geometria. O presente trabalho aponta dificuldades relacionadas a conceitos explorados em séries anteriores que precisam ser superadas para a aquisição de novos conceitos . Assim, vislumbra-se a Análise de Erros, a Teoria dos Campos Conceituais e o Modelo de Van Hiele como recursos teóricos viáveis para o enfrentamento dessas dificuldades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista - RS
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.