A AUTORIA DOCENTE NOS PROCESSOS DE ELABORAÇÃO CURRICULAR DE MATEMÁTICA
A AUTORIA DOCENTE NOS PROCESSOS DE ELABORAÇÃO CURRICULAR DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.89-96Resumo
O propósito deste texto consiste em, partindo das pesquisas sobre currículos e sobre currículos de matemática, identificar perspectivas para a pesquisa capazes de promover e de potencializar a autoria docente nos processos de elaboração curricular. Para isso, tomamos o referencial da Sociologia das Ausências e das Emergências tanto para compreender a natureza da ausência da autoria docente nesses processos como também para endereçar possibilidades no campo das emergências. A proposta de desinvisibilizar os currículos pensadospraticados de matemática, em especial aqueles de caráter emancipatório emerge, nesse contexto, como alternativa teórico-metodológica para a fundamentação de perspectivas para a pesquisa sobre a prática de quem ensina matemática. Assumi-la corresponde, como argumentamos no texto, à tentativa de promover e de potencializar a autoria docente nos processos de elaboração curricular.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista - RS
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.