Conhecimentos evidenciados na Escrita Reflexiva de Futuros Professores de Matemática a Respeito de um Planejamento de Aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.97-108

Resumo

O presente trabalho, desenvolvido mediante uma abordagem qualitativa, buscou investigar o conhecimento matemático para o ensino mobilizado em um planejamento de aulas realizado por futuros professores de Matemática na perspectiva da Resolução de Problemas. Para obter as informações utilizamos diários reflexivos elaborados pelos participantes da pesquisa e diário de campo do pesquisador. Referente aos resultados, foi possível identificar a mobilização/desenvolvimento de subdomínios relativos ao Conhecimento Matemático para o Ensino (MKT), sendo eles: Conhecimento Comum do Conteúdo (CCK); Conhecimento Especializado do Conteúdo (SCK); Conhecimento do Conteúdo e dos Estudantes (KCS); e o Conhecimento do Conteúdo e do Ensino (KCT). Considerando os diferentes momentos em que os subdomínios foram identificados, observamos que a Resolução de Problemas enquanto metodologia de ensino, adotada no planejamento,  foi essencial no desenvolvimento docente dos  licenciandos, uma vez que por meio dele os futuros professores buscaram justificativas conceituais e meios para o ensino do conteúdo proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Vasques Bonato, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática.

Bruno Rodrigo Teixeira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática.

Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina.

Publicado

2021-06-01

Como Citar

Bonato, G. V. ., & Teixeira, B. R. (2021). Conhecimentos evidenciados na Escrita Reflexiva de Futuros Professores de Matemática a Respeito de um Planejamento de Aula. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(22). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.97-108