RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL
DOI:
https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.153-163Resumo
Esse trabalho descreve parte de uma pesquisa de mestrado, na qual se investiga as contribuições da Resolução de Problema no ensino da Geometria Espacial no ensino médio. O objetivo desse artigo é discutir as concepções de uma prática de ensino direcionada pela Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Desse modo, apresenta-se os preceitos teóricos de um estudo, caracterizado como investigação-ação e uma atividade que foi aplicada como problema gerador para o ensino do cálculo de volume e capacidade, indicando como é possível trabalhar um problema no qual o foco principal é o estudante. Os resultados apontam indicadores positivos e conclui-se que a Resolução de Problemas, como meio de ensinar, possibilita que o conhecimento matemático seja resultado da construção do estudante no processo de fazer e dar significado à Matemática envolvida no problema.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista - RS
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.