RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL

Autores

  • Janaína Poffo Possamai Universidade Regional de Blumenau / Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
  • Dioney Luiz Fernandes Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.153-163

Resumo

Esse trabalho descreve parte de uma pesquisa de mestrado, na qual se investiga as contribuições da Resolução de Problema no ensino da Geometria Espacial no ensino médio. O objetivo desse artigo é discutir as concepções de uma prática de ensino direcionada pela Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Desse modo, apresenta-se os preceitos teóricos de um estudo, caracterizado como investigação-ação e uma atividade que foi aplicada como problema gerador para o ensino do cálculo de volume e capacidade, indicando como é possível trabalhar um problema no qual o foco principal é o estudante. Os resultados apontam indicadores positivos e conclui-se que a Resolução de Problemas, como meio de ensinar, possibilita que o conhecimento matemático seja resultado da construção do estudante no processo de fazer e dar significado à Matemática envolvida no problema.

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Publicado

2021-06-01

Como Citar

Poffo Possamai, J., & Fernandes, D. L. . (2021). RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(22). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.153-163