LIVRO DIDÁTICO E MODELAGEM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.129-140Resumo
Neste artigo apresentamos resultados de pesquisa de mestrado em que buscamos evidenciar potencialidades em tarefas presentes em livros didáticos de Matemática para serem encaminhadas como atividades de modelagem matemática. A Modelagem Matemática enquanto alternativa pedagógica possibilita a participação dos alunos nos processos de ensino e de aprendizagem. Analisamos livros didáticos do Ensino Médio aprovados no Programa Nacional do Livro Didático de 2018. A partir das tarefas analisadas, planejamos e desenvolvemos uma atividade de modelagem com alunos do Ensino Médio de um colégio estadual. Inspirados na Teoria Fundamentada em Dados apresentamos códigos que emergiram, análises e categorias realizadas. Assim, inferimos que a seleção de situações-problema em livros didáticos que podem ser encaminhadas como atividades de modelagem deve ser feita a partir de temas que se aproximam do cotidiano dos alunos. E o “potencial para” desenvolver essas atividades de modelagem demanda do professor conhecer seus alunos estabelecendo articulações com experiências dos discentes.
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