JOGOS DE LINGUAGEM, MATEMÁTICA E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE INSPIRAÇÃO ETNOMATEMÁTICA

Autores

  • IEDA GIONGO
  • SRA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACÃO DE LAJEADO -RS
  • MARCIA JUSSARA HEPP REHFELDT

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.164-175

Resumo

O presente artigo apresenta resultados advindos de uma investigação que teve como objetivo central examinar os jogos de linguagem matemáticos expressos por um grupo de estudantes de quarto ano, de uma escola pública gaúcha, quando fazem uso de jogos digitais. Qualitativa, a pesquisa fez uso de aportes teórico-metodológicos em consonância com estudos do campo da etnomatemática. O material de pesquisa se constituiu de diário de campo da professora pesquisadora, filmagens das aulas e material escrito e produzido pelos estudantes. A análise do material de pesquisa, descritiva, apontou, dentre outros, para a emergência de distintas formas de operar com cálculos, com o uso dos membros superiores do corpo humano, a produção de sequências numéricas e a permuta dos números decimais em naturais. Tais resultados mostram a produtividade, para os processos de ensino de matemática, de práticas pedagógicas etnomatemáticas alicerçadas na cultura dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-06-01

Como Citar

GIONGO, I., BERNSTEIN, T. C. ., & REHFELDT, M. J. H. . (2021). JOGOS DE LINGUAGEM, MATEMÁTICA E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE INSPIRAÇÃO ETNOMATEMÁTICA. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(22). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.164-175