CONHECIMENTO POPULAR: BASE DO CONHECIMENTO FORMAL/ACADÊMICO

Autores

  • Lecy Nedy Kothe Professora do Departamento de Matemática da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Palavras-chave:

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Resumo

Este artigo aborda as questões das interrelações geradas pelo conhecimento acadêmico e pelo conhecimento popular. Relaciona a importância de práticas culturais vinculadas às atividades produtivas, em particular do homem imigrante, verificando a possibilidade de utilização de conhecimentos populares na solução de problemas educacionais da região. Apresenta as inter-relações entre esses conhecimentos, aprofundando a relação entre Matemática popular e Matemática acadêmica. Tendo a Matemática na Etnomatemática uma das vertentes que atenta para as diferentes culturas, este artigo inicialmente procura esclarecer o que se entende por cultura. Relata as causas que levaram alemães a migrar para a região de Santa Cruz do Sul, bem como o seu desenvolvimento sóciocultural. Depois, procura verificar nos estudos matemáticos já realizados, como o conhecimento popular auxiliou na compreensão de conteúdos acadêmicos. Coloca também como a escola deve incorporar e veicular o saber popular sem, no entanto, adequar-se à cultura popular, pois isso levaria a população a privar-se de saberes que poderão servir de instrumento de poder social. Finalmente, conclui que há necessidade de intercâmbio entre o saber popular e o acadêmico, propiciando uma produção mais eficiente do sistema educacional.

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Publicado

2020-05-29

Como Citar

Nedy Kothe, L. (2020). CONHECIMENTO POPULAR: BASE DO CONHECIMENTO FORMAL/ACADÊMICO. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(2). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2307