CARDINALIDADE DE CONJUNTOS INFINITOS

Autores

  • José Carlos Pinto Leivas Prof. Fundação Universidade Federal do Rio Grande Coordenador da Comissão de Curso de Matemática.

Palavras-chave:

-

Resumo

Neste artigo discutimos uma questão que gera dúvidas no professor que atua no ensino fundamental e médio e também em alguns que atuam no ensino superior. A questão de poder relacionar conjuntos através do "maior ou menor" conduz ao tema de enumerabilidade de conjuntos. A cardinalidade de conjuntos finitos, de um modo geral, não suscita nenhuma dúvida, muito embora, na forma como é tratado o conjunto dos números naturais, o tema ordinal ou cardinal não fique muito bem definido. No que diz respeito a conjuntos infinitos, na maioria das vezes não é feita nenhuma distinção em termos de cardinalidade. Nosso propósito, portanto, é distinguir a cardinalidade dos conjuntos numéricos infinitos usuais, N,Z, Q e R, quando isso for possível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-05-29

Como Citar

Pinto Leivas, J. C. (2020). CARDINALIDADE DE CONJUNTOS INFINITOS. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(2). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2305