Quando professores e alunos constituem-se sujeitos do ensinar e do aprender Matemática

Autores

  • Dario Fiorentini Faculdade de Educação Universidade Estadual de Campinas - Grupos de Pesquisa PRAPEM/ CEMPEM (Prática Pedagógica em Matemática) - Grupos de Pesquisa do GEPEC (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Continuada)

Palavras-chave:

-

Resumo

O objetivo desse trabalho é discutir e ilustrar a possibilidade do professor vir a constituir-se, juntamente com seus alunos, em sujeito de conhecimento. Para isso, tomamos como foco de estudo e análise a experiência docente, concebendo-a como formadora e produtora de saberes. Apresentamos como metodologia de produção/socialização de saberes da experiência docente, as narrativas, as quais caracterizam- se pelo seu significado, importância, propósito e interpretação. Os conhecimentos teóricos, produzidos pelas ciências da educação ou pelas disciplinas escolares, participam como elementos mediadores dessa produção de saberes, ajudando a ressignificar e a problematizar os saberes da experiência sem que, com isso, venham a substituí-los ou desqualificá-los. Para melhor qualificar esse processo de produção de saberes, de modo a contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores, defendemos a pesquisa-ação ou o trabalho coletivo / reflexivo. Pretendemos ilustrar e referenciar a discussão, trazendo a nossa experiência de pesquisa-ação com professores de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-05-30

Como Citar

Fiorentini, D. (2020). Quando professores e alunos constituem-se sujeitos do ensinar e do aprender Matemática. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(3). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2294