Construindo o Conjunto "Z"por classes de equivalência

Autores

  • José Carlos Pinto Leivas Prof, Da Fundação Universidade Federal do Rio Grande - Coordenador da Comissão do Curso de Matemática

Palavras-chave:

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Resumo

Este artigo visa apresentar a linguagem das estruturas algébricas de uma forma mais acessível aos estudantes dos cursos de formação de professores de Matemática que irão atuar no ensino fundamental e médio, os quais, muitas vezes, não percebem por que estudam determinadas relações de equivalência e onde podem aplicá-Ias, negando muitas vezes a necessidade de estudar tais estruturas em sua formação acadêmica. Apresento relações de equivalência que são trabalhadas no ensino médio e que servem para definir as estruturas dos grupos de base 2 e base 3, caracterizando os pares, ímpares e os múltiplos de 3. Com base nesta fundamentação teórica, apresento dispositivos práticos que podem ser utilizados, mais especificamente, um, para justificar a multiplicação em Z.

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Publicado

2020-05-30

Como Citar

Pinto Leivas, J. C. (2020). Construindo o Conjunto "Z"por classes de equivalência. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(3). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2290