TRABALHANDO O TEMA ÁGUA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Claudia Lisete. O. Groenwald Professora titular do curso de Matemática Licenciatura da Universidade Luterana do Brasil- ULBRA, Canoasl RS. Drª em Ciências da Educação pela Pontifícia de Salamanca, Espanha.
  • Carmen Kiaber da Silva Professora titular do curso de Matemática Licenciatura da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, Canoas/RS. Drª em Ciências da Educação pela Pontifícia de Saiam anca, Espanha.
  • Angela Andersson Ribeiro Professora Estadual, bolsista de Iniciação Científica do Curso de Matemática da Universidade Luterana do Brasil - ULBRNRS.
  • Josy Rocha Bolsista de Iniciação Científica do Curso de Matemática da Universidade Luterana do Brasil- ULBRA/RS.

Palavras-chave:

Educação Matemática, Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental

Resumo

A proposta do presente artigo é apresentar ferramentas didático-pedagógicas que possibilitem desenvolver um projeto educacional na área do Desenvolvimento Sustentável, ligando o tema transversal Meio Ambiente à disciplina de Matemática. O recurso utilizado foi o uso da modelagem, com um enfoque sócio-crítico, no qual as atividades são consideradas como oportunidades para explorar os papéis que a Matemática desenvolve na sociedade contemporânea, bastante útil para se trabalhar os princípios do Desenvolvimento Sustentável. Para tanto, foi efetuado um levantamento de dados recentes relativos a uma questão que aflige a sociedade atual: a água. A partir desse levantamento, foram elaboradas atividades para que, com a tomada de conhecimento de dados da realidade mundial, fossem trabalhadas as habilidades necessárias para efetuar uma modelagem na realidade local do educando, tendo-se em mente a idéia de "conhecer globalmente, para atuar localmente".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-10-26

Como Citar

O. Groenwald, C. L., da Silva, C. K., Andersson Ribeiro, A., & Rocha, J. (2020). TRABALHANDO O TEMA ÁGUA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(6). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2256