MODELAGEM MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM: QUESTÕES SOBRE A PREVIDÊNCIA SOCIAL BRASILEIRA

Autores

  • Karla Jaqueline Souza Tatsch Mestre em Ensino de Matemática - Universidade Franciscana. Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática.
  • Lozicler Maria Moro dos Santos Mestre em Ensino de Matemática - Universidade Franciscana. Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática.
  • Vanilde BisogniJil Bisognin Doutora em Matemática - Universidade Franciscana.

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem de matemática, Previdência Social Brasileira, Modelagem Matemática.

Resumo

Neste trabalho utiliza-se a Modelagem Matemática como estratégia de ensino-aprendizagem de Matemática para a Educação Básica. A partir do tema: "Previdência Social Brasileira" são apresentadas situações-problema e construídos modelos matemáticos que permitem a compreensão da temática e, ao mesmo tempo, possibilitam a aprendizagem de conceitos e resultados de matemática no nível médio. Parte-se da hipótese de que se deve mudar a forma de abordar a matemática em sala de aula, procurando trabalhar os conteúdos de uma maneira diferente, no contexto do tema proposto e utilizar uma estratégia de ensino que é interdisciplinar - a modelagem matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-10-26

Como Citar

Souza Tatsch, K. J., Moro dos Santos, L. M., & Bisognin, V. B. (2020). MODELAGEM MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM: QUESTÕES SOBRE A PREVIDÊNCIA SOCIAL BRASILEIRA. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(7). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2240