GEOMETRIA - UMA POSSIBILIDADE DE ENSINO DO TRIDIMENSIONAL PARA O BIDIMENSIONAL
Palavras-chave:
Educação Matemática, Prática de Ensino de Geometria, Construção de EmbalagensResumo
Neste artigo, abordamos a necessidade de considerar uma perspectiva para o ensino da Geometria partindo de objetos e modelos tridimensionais a fim de desencadear a exploração da geometria bidimensional. Tal perspectiva é explicitada a partir de uma proposta de atividade de construção de embalagens, em que licenciandos do Curso de Matemática-Licenciatura são desafiados a interagir com alunos do Ensino Médio, a fim de elaborar, vivenciar, refletir e teorizar sobre ações didáticas. A intencionalidade das ações é viabilizar a elaboração e a reelaboração de concepções e formas de abordagem da Geometria e valorizar a contextualização no ensino da matemática, de forma a trabalhar sua dimensão social e crítica. A partir desta experiência na formação inicial de professores, defendemos a necessidade de que o ensino da Geometria fundamente-se em situações e objetos do mundo físico. Para tanto, é imprescindível uma reelaboração da concepção de ensino apresentada pelo docente, em uma direção que valorize em sua prática o conhecimento geométrico como decorrente de processos de abstração que conduzem a representações matemáticas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-10-26
Como Citar
Nehring, C. M., Knorst da Silva, D., & Cezar Pozzobon, M. C. (2020). GEOMETRIA - UMA POSSIBILIDADE DE ENSINO DO TRIDIMENSIONAL PARA O BIDIMENSIONAL. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(7). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2239
Edição
Seção
Memória
Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista - RS
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.