A MATEMÁTICA NA SALA DE AULA UTILIZANDO CALCULADORA GRÁFICA: UMA PESQUISA COM ACADÊMICOS

Autores

  • N. P. SCHEFFER Professora do Departamento de Ciências Exatas e da Terra da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim, Líder do Grupo de Pesquisa em Informática e Tecnologias e Educação Matemática - Orientadora da Pesquisa
  • A. B. DALLAZEN Aluna do Curso de Pós-Graduação em Matemática e Física - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- Campus de Erechim. Bolsista PIIC do projeto, no período de 2004 a 2006; membro do Grupo de Pesquisa em Informática, Tecnologias e Educação Matemática.

Palavras-chave:

Calculadora gráfica, Tecnologias, Matemática.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo que foi desenvolvido na URI - Campus de Erechim - no período de 2002 a 2006. O estudo coloca em destaque a importância de integrar os recursos tecnológicos, mais precisamente a calculadora gráfica, nas salas de aula de Matemática, bem como a necessidade de introduzi-Ia na formação acadêmica do futuro professor. A pesquisa envolveu estudantes de Ensinos Fundamental, Médio e Superior, além de professores de escolas de Educação Básica da Região AltoUruguai do RS e da Universidade, que participaram no processo de coleta de dados. Neste artigo discutiremos os resultados obtidos na última fase da pesquisa que envolveu acadêmicos do Curso de Matemática na utilização de calculadoras gráficas em disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado no Ensino Médio. Os acadêmicos sujeitos da pesquisa, futuros professores de Matemática mostraram-se favoráveis a inserção desta tecnologia nas aulas pelo fato de permitirem a leitura e interpretação matemática a partir da representação gráfica.

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Publicado

2020-10-26

Como Citar

SCHEFFER, N. P., & DALLAZEN, A. B. (2020). A MATEMÁTICA NA SALA DE AULA UTILIZANDO CALCULADORA GRÁFICA: UMA PESQUISA COM ACADÊMICOS. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(7). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2238