ESTIMULANDO CULTURA GEOMÉTRICA PARA A ESCOLA BÁSICA

Autores

  • José Garfos Pinto Leivas Prof. aposentado Fundação Universidade Federal do Rio Grande; Prof. do Curso de Matemática da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) - Canoas

Palavras-chave:

cultura geométrica, sistema axiomático, construções geométricas, modelos de geometria, ângulos.

Resumo

O artigo procura abordar outros aspectos de geometria além da euclidiana, buscando fornecer alguns elementos que proporcionem uma base cultural geométrica mais ampla ao professor que atua na escola básica. É lançado o conceito de cultura, discutido por Raymond Wilder, buscando conexão com aquele necessário para a geometria. No artigo são apresentados aspectos axiomáticos em modelos de geometrias não euclidianas de forma comparativa com o euclidiano, bem como uma caracterização do que seja um sistema axiomático e ensaiados modelos de tais sistemas em geometrias não euclidianas, que podem ser enriquecedores para as atividades do professor. Uma caracterização de ângulos é feita com base nos modelo euclidiano e não euclidianos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-10-26

Como Citar

Pinto Leivas, J. G. (2020). ESTIMULANDO CULTURA GEOMÉTRICA PARA A ESCOLA BÁSICA. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(7). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2236