MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA COM PROJETOS DE TRABALHO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Tania Elisa Seibert Professora de Matemática do Colégio Sinodal, - RS; Professora do Curso de Matemática da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA- RS. Especialista em Educação Matemática. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald Professora titular do Curso de Matemática da Universidade Luterana do Brasil- ULBRA-RS. Doutora em Ciência da Educação pela Pontifícia de Salamanca - Espanha.

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem, Projetos de Trabalho, Temas Transversais.

Resumo

Neste artigo, relataremos a investigação que objetivou verificar a possibilidade de desenvolver uma metodologia adequada para implementação de projetos de trabalho, como proposta alternativa de ensino, adaptável a diferentes temas e desenvolvido dentro do currículo de Matemática do Ensino Fundamental, tendo a Matemática como gestora e caráter interdisciplinar. A pesquisa justifica-se em função das necessidades dos cidadãos da sociedade do conhecimento, das exigências do mercado de trabalho do século XXI, do tratamento da informação e da adaptação da prática escolar aos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), que apontam para a necessidade do tratamento de temas sociais relevantes em todos os Componentes Curriculares. Tendo o Colégio Sinodal, instituição da rede particular de ensino do município de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, como local de pesquisa, foi aplicado o projeto de trabalho "Matemática Viva",que investigou a utilização de conteúdos conceituais (matemáticos e estatísticos) e procedimentais.

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Publicado

2020-10-26

Como Citar

Elisa Seibert, T., & Oliveira Groenwald, C. L. (2020). MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA COM PROJETOS DE TRABALHO NO ENSINO FUNDAMENTAL. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(7). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2234