LINGUAGEM LOGO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ABORDAGEM DE CONCEITOS DE FORMA DIFERENCIADA.

Autores

  • Alexandre Molter Mestre em Modelagem Matemática. Professor da Rede Municipal de Ensino Fundamental de Ivoti, Mestre em Educação.
  • Vanderlei Kriesang Professor-coordenador da Informática Educativa, Instituto Superior de Educação Ivoti - Instituto Superior de Educação Ivoti

Palavras-chave:

Educação matemática, Linguagem LOGO, informática educativa, programação, interação, projetos.

Resumo

Este trabalho quer contribuir na construção e aplicação de conceitos (conteúdos) de Matemática em sala de aula, especialmente no Ensino Fundamental e Médio. A Linguagem de Programação LOGO, atualmente muito pouco usada pelo professor, é o foco e a ferramenta principal no estudo dos conceitos desenvolvidos nas aulas de Matemática. Para este estudo, além de um embasamento teórico, o projeto foi aplicado na prática numa Escola de Ensino Fundamental. O uso da Linguagem LOGO na construção de projetos em ambiente LOGO favorece a aprendizagem significativa de conceitos matemáticos nas aulas, no nosso caso, do Ensino Fundamental. Neste relato são abordados conceitos como rotinas periódicas, geometria plana, trigonometria, teorema de Pitágoras, números Irracionais e formulações algébricas. A proposta metodológica é trasndisciplinar, exigindo uma aproximação e o entrelaçamento de diferentes áreas do conhecimento. Neste sentido, requer e instaura uma contextualização dos conteúdos escolares com o mundo do aluno vivenciado fora da aula, o que contribui significativamente para a aprendizagem de conceitos.

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Publicado

2020-10-26

Como Citar

Molter, A., & Kriesang, V. (2020). LINGUAGEM LOGO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ABORDAGEM DE CONCEITOS DE FORMA DIFERENCIADA. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(7). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2233