ESTRUTURAS CONSTRUÍDAS DE FORMA CRIATIVA: CONTRIBUINDO PARA UMA MUDANÇA NO MODO DE PENSAR A GEOMETRIA.

Autores

  • Maria Laura E B. Sampaio Licenciada em Matemática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Campus Centro, Especialista em Informática na Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestre em Educação em Ciências e Matemática - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Palavras-chave:

Educação Matemática, Fractais, Pensamento complexo.

Resumo

A sociedade contemporânea vive em constante dinamismo, enfrentando problemas que exigem do ser humano observação, imaginação, criatividade e uma mudança na forma de pensar. Ou seja, exige-se do sujeito um pensamento complexo. Considerando esse contexto, o presente trabalho pretende trazer contribuições para o ensino e aprendizagem de Matemática na educação básica, contemplando conceitos relativos à geometria. Para tanto, apresenta-se a criação de estruturas fractais, que tem como base um processo iterativo simples, contemplando as principais propriedades que caracterizam e que permitem definir este tipo de objeto. São apresentadas estruturas que, para serem descritas, exigem algo mais do que a geometria euclidiana. Desta maneira, convida-se o leitor a fazer relações com diferentes conceitos matemáticos, tendo em vista a promoção e qualificação da aprendizagem do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-10-26

Como Citar

E B. Sampaio, M. L. (2020). ESTRUTURAS CONSTRUÍDAS DE FORMA CRIATIVA: CONTRIBUINDO PARA UMA MUDANÇA NO MODO DE PENSAR A GEOMETRIA. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(7). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2231