EXPLORANDO O TEMA CRIPTOGRAFIA UTILIZANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS

Autores

  • Clarissa de Assis Olgin Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Resumo

Este artigo apresenta o tema Criptografia como um instrumento gerador de situações didáticas que permitem revisar, exercitar e aprofundar os conteúdos matemáticos, tendo por base as teorias curriculares contemporâneas de Doll Jr. (1997) e Silva (2009). O objetivo foi investigar o tema Criptografia e suas aplicações para o desenvolvimento de atividades didáticas aplicáveis no currículo de Matemática do Ensino Médio, com a utilização de planilhas eletrônicas. A metodologia adotada está fundamentada nos pressupostos de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida em duas etapas, a primeira com estudos sobre o tema em questão e a segunda foi a elaboração de atividades didáticas. Como resultado da investigação apresentam-se as atividades envolvendo o tema Criptografia e os conteúdos matemáticos de função exponencial e função logarítmica. O material elaborado pode ser utilizado pelos professores de Matemática como uma estratégia metodológica no processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-08-18

Como Citar

Olgin, C. de A. (2019). EXPLORANDO O TEMA CRIPTOGRAFIA UTILIZANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(20). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2104