Ciberformação com Professores de Matemática: concepções e Percepções frente ao Uso do Código QR

Autores

Palavras-chave:

Ciberformação, Código QR, Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar concepções e percepções dos professores participantes de uma ciberformação com o uso do código QR, no ensino de Matemática. A ciberformação considera a tecnologia como fator proeminente no processo cognitivo, de modo a ampliar a aprendizagem. Para tal, realizou-se uma formação com características de ciberformação, com três professores/egressos da Licenciatura em Matemática. Os resultados apontam as seguintes concepções: turma mais agitada pode não ser a “mais adequada” para o uso de tecnologias e as formações geralmente são teóricas. Já as percepções foram: o uso da tecnologia motivou os alunos e esses aprenderam mais; realizar formações é importante para cada vez mais aprender e a formação foi muito válida, pois uniu teoria e prática. Concluiu-se, assim, que as concepções deram lugar a percepções, as quais destacam a tecnologia como partícipe no processo educacional, o que está em consonância com a ideia de ciberformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Denize Ott Felcher, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Licenciada em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel, especialista em Educação Matemática pela mesma Universidade. Especialista em Pedagogia Gestora com ênfase em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas da Rede de Ensino Univest - Santa Catarina. Especialista em Mídias na Educação pela UAB/UFPel. Mestra em Políticas e Gestão da Educação, CLAEH, Montevídeo. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo PPGECM/UFPel. Atua como professora no Departamento de Educação Matemática - DEMAT - IFM/UFPel e também como Coordenadora dos Estágios Curriculares da UAB/UFPel. Doutoranda no Programa Educação em Ciências: Química da vida e saúde, pela UFRGS. Pesquisa principalmente sobre o Ensino de Matemática, Tecnologias Digitais, Formação de Professores e Educação a Distância.

Vanderlei Folmer, Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Paulista (2015), mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Atualmente é Professor Associado na Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Tem experiência nas áreas de Educação em Ciências e Bioquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em Saúde, Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências, Bioquímica de Produtos Naturais e Diabetes mellitus.

Publicado

2019-08-18

Como Citar

Felcher, C. D. O., & Folmer, V. (2019). Ciberformação com Professores de Matemática: concepções e Percepções frente ao Uso do Código QR. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(20). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2033