HABILIDADES VISUOESPACIAIS NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: O QUE REVELAM OS ESTUDOS DO CÉREBRO?

Autores

Palavras-chave:

habilidades visuoespaciais, aprendizagem matemática

Resumo

O objetivo primordial desta pesquisa é apresentar aos leitores algumas ponderações acerca das habilidades visuoespaciais na aprendizagem matemática, destacando os achados mais recente revelados por meio de estudos relacionados ao cérebro humano, principalmente, até a fase da adolescência. A motivação foi mobilizada pela prática docente dos autores sempre que observavam em seus alunos do Ensino Médio algum tipo de dificuldade para manipular mentalmente as representações de figuras espaciais, seja na matemática ou na química. Adotou-se uma metodologia mista de investigação (campo e bibliográfica) a fim de analisar os dados da literatura e confrontá-los com a realidade. Verificou-se que as habilidades visuoespaciais na aprendizagem de geometria espacial, especificamente, requisita elementos invisíveis aos professores e aos próprios alunos, pois manipular mentalmente as rotações, translações, reflexão, inversão e/ou transformação de figuras tridimensionais exige ativação de específicas regiões corticais, sobretudo, as estruturas abrigadas pelo córtex occipital, responsável pela percepção e controle visual de cores, formas e tamanho, bem como pelo córtex parietal, especializado na decodificação de espacial do estímulo. Por fim, apontaram-se algumas sugestões para que tal habilidade seja, gradativamente, desenvolvida até que o aluno seja capaz de manipular objetos não visualizados ou não manipuláveis. O cubo mágico representa uma dessas possibilidades para que as aulas de geometria espacial possam auxiliar no amadurecimento das capacidades mentais salientadas nesse estudo, ao mesmo tempo em que reduz o sofrimento ou ansiedade dos alunos quando não conseguem compreender uma perspectiva isométrica de um cubo, por exemplo.

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Biografia do Autor

Luciano Pontes da Silva, UFS

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – UFS.

Edmo Fernandes Carvalho, UFOB

Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências – UFBA. Docente da Universidade Federal do Oeste da Bahia Doutorando em Ensino, Filosofia e História das Ciências – UFBA.

Kleyfton Soares da Silva, Universidade de São Paulo

Doutorando em Ensino de Ciências/USP Mestre em Ensino de Ciências e Matemática/UFS Especialista em Neurociência e Educação/UCAM Licenciado em Química/IFAL

Laerte Silva da Fonseca, UFS IFS

Doutor em Educação Matemática, Docente Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – UFS.

Publicado

2019-08-18

Como Citar

Silva, L. P. da, Carvalho, E. F., Silva, K. S. da, & Fonseca, L. S. da. (2019). HABILIDADES VISUOESPACIAIS NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: O QUE REVELAM OS ESTUDOS DO CÉREBRO?. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(20). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1898