VISEDU-MAT: APRENDENDO FUNÇÕES NOS ESPAÇOS R2 E R3

Autores

  • Mauricio Capobianco Lopes
  • Viviane Clotilde da Silva
  • Dalton Solano dos Reis
  • Gabriel Zanluca
  • Samara Reinert

Resumo

As tecnologias digitais aplicadas à educação têm o potencial de oferecer diferentes formas de simulação e de visualização de funções matemáticas nos espaços R2 e R3. Com base nisso, o presente artigo tem por objetivo apresentar um objeto de aprendizagem, chamado VISEDU-MAT, para o ensino de funções matemáticas nos espaços R2 e R3. O ambiente visa proporcionar formas de criar, visualizar e comparar funções matemáticas. Depois de desenvolvido, o ambiente foi testado por 414 estudantes do ensino médio de uma escola estadual do município de Blumenau, em Santa Catarina. Os resultados, analisados com base em estatística descritiva, demonstraram que os estudantes ficaram motivados com o uso do ambiente e indicaram seu potencial para o uso regular em sala de aula. Conclui-se que ferramentas simples e intuitivas podem auxiliar os professores no ensino e os estudantes na compreensão sobre o conteúdo de funções matemáticas, entretanto é necessário mais tempo de aplicação para verificar os resultados efetivos para a aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-08-18

Como Citar

Lopes, M. C., Silva, V. C. da, Reis, D. S. dos, Zanluca, G., & Reinert, S. (2019). VISEDU-MAT: APRENDENDO FUNÇÕES NOS ESPAÇOS R2 E R3. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(20). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1889