CONCEITOS BÁSICOS EM GEOMETRIA E AS HABILIDADES DE VISUALIZAÇÃO: ANTES E DEPOIS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA.

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino de Geometria, Habilidades de Visualização

Resumo

Esse artigo têm por objetivo analisar o conhecimento sobre conceitos básicos de geometria e a mobilização de habilidades de visualização na resolução de três tarefas, por dois grupos observando a existência ou não de diferenças entre eles. Acredita-se que esse é um primeiro passo para pensar em novos caminhos para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dessas habilidades nos futuros professores. Tal pesquisa foi motivada pelos estudos do Grupo de pesquisa em Ensino de Geometria – GPEG, no qual a visualização, vem sendo estudada atualmente. Esse tema é considerado de grande importância em pesquisas, no ensino e a aprendizagem, em particular da Geometria, proporcionando concretude na aquisição do conhecimento matemático. Esse trabalho é de cunho qualitativo, pautado no paradigma interpretativo, segue a modalidade estudo de casos múltiplos e terá como unidades de análise: um grupo formado por acadêmicos ingressantes no curso de Licenciatura em Matemática, e a outra formada por membros que já cursaram as disciplinas de geometria deste curso. Os dados foram analisados segundo a técnica Análise de Conteúdo. Como resultado notou-se algumas diferenças e igualdades entre os dois grupos estudados. Ambos os grupos mobilizam algumas habilidades de visualização e apresentaram falta de conhecimento teórico de Geometria, sendo essa maior na turma dos ingressantes. Observou-se, no caso pesquisado, que as disciplinas de Geometria cursadas não aparentaram contribuir para melhoria da visualização e a defasagem do conteúdo prejudicaram as resoluções e a mobilização das habilidades de visualização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Polizeli Corradi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda, vinculada ao Programa de Pósgraduação em Educação para a Ciência e a Matemáticaem da UEM, professora do departamento de matemática da UTFPR – Campo Mourão, vinculada ao Grupo de Pesquisa em Ensino de Geometria – GPEG.

Valdeni Soliani Franco, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Matemática pelo ICMC/USP-São Carlos, professor associado do Departamento de Matemática e do programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, vinculados à Universidade Estadual de Maringá. Atua na área de Educação Matemática, com ênfase em recursos didáticos e midiáticos e formação inicial de professores de matemática. Vinculado ao Grupo de Pesquisa em Ensino de Geometria – GPEG.

Publicado

2019-08-18

Como Citar

Corradi, R. P., & Franco, V. S. (2019). CONCEITOS BÁSICOS EM GEOMETRIA E AS HABILIDADES DE VISUALIZAÇÃO: ANTES E DEPOIS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(20). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1885