QUAL MEDIAÇÃO SE SOBRESSAI NO APRENDIZADO DE SOMA VETORIAL? UMA INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE CAMPO ELÉTRICO EM FÍSICA

Autores

  • Graciela Paz Meggiolaro Universidade Luterana do Brasil
  • Agostinho Serrano Andrade Neto Universidade Luterana do Brasil

Resumo

Neste trabalho buscamos mostrar uma investigação em relação à compreensão do conceito de vetor campo elétrico de alunos de Licenciatura em Física do sexto semestre, por intermédio de uma simulação computacional no Software GeoGebra, cujo objetivo era investigar/identificar quais as mediações de acordo com a TMC são determinantes na aprendizagem de vetor campo elétrico em estudantes do ensino superior. Para isso, utilizamos a Teoria da Mediação Cognitiva – TMC (SOUZA, 2004) que faz uma abordagem baseada no processamento de informações, e é capaz de explicar o funcionamento da cognição humana, uma vez que os processos mentais de um indivíduo ocorrem a partir do processamento de informações por estruturas em seu ambiente. Por meio de gestos descritivos e suas correspondentes imagens mentais, foram realizadas as análises dos dados coletados, as quais nos deram indícios de que as mediações oriundas da interação social que os estudantes tiveram anteriormente com professores em sala de aula são fundamentais para o aprendizado de soma vetorial. 

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Publicado

2017-08-25

Como Citar

Meggiolaro, G. P., & Andrade Neto, A. S. (2017). QUAL MEDIAÇÃO SE SOBRESSAI NO APRENDIZADO DE SOMA VETORIAL? UMA INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE CAMPO ELÉTRICO EM FÍSICA. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(18). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1875