O NÃO USO DE CALCULADORAS EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA QUESTÃO DE FORMAÇÃO

Autores

  • Luan Costa de Luna Universidade Estadual da Paraíba
  • Abigail Fregni Lins Universidade Estadual da Paraíba

Resumo

Nosso trabalho de pesquisa foi fruto de um projeto maior do Programa Observatório da Educação OBEDUC/Edital 2012 da CAPES, intitulado Práticas colaborativas voltadas ao ensino e aprendizagem matemática da educação básica nas regiões Nordeste e Centro-Oeste. O mesmo foirealizadoem uma escola da rede pública de ensino da Cidade de Campina Grande, Paraíba. Objetivamos identificar os saberes docentes sobre o uso de calculadoras em aulas de Matemática por quatro professores participantes. A pesquisa foi de natureza qualitativa, em que utilizamos questionários, notas de campo, entrevistas, proposta didática, fotos e audiovisual. Apoiamo-nos nas ideias de saberes docente, por Tardif, para análise de nossos dados. A partir dos resultados, podemos afirmar que os quatro professores de Matemática participantes não possuem articulação entre os saberes de formação inicial, saberes curriculares, saberes disciplinares e saberes experienciais, no que se diz respeito ao uso de calculadoras em sala de aula. Destacamos que os quatro professores participantes reconhecem a importância do trabalho com calculadoras em determinados conteúdos matemáticos, mas a maioria deles não faz uso desse recurso em suas aulas por desconhecerem formas adequadas para sua utilização, o que implica a prováveis lacunas em suas formações. Todo saber implica em um processo de aprendizagem e de formação, e, quanto mais desenvolvidos, formalizados e sistematizados estes, mais ocorrem processos de ensino e aprendizagem adequados e eficazes. Concluímos, com a finalização de nosso trabalho de pesquisa, a extrema e urgente necessidade de se trabalhar o uso de calculadoras ainda na formação inicial do professor de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luan Costa de Luna, Universidade Estadual da Paraíba

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco. Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (2016). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Estatística - GPEME e do Projeto de Pesquisa em Rede Observatório da Educação/CAPES Edital 2012 (UFMS/UEPB/UFAL). Foi Intercambista Internacional do Programa Santander na Universidade de Granada/Espanha (2015). Participou do Projeto de Extensão Curso Pró-ENEM como Professor e Coordenador da área de Matemática (2012 - 2014, 2016) e do Projeto de Extensão UEPB sem Fronteiras (2016). Atua no campo de estudo e pesquisa da Educação Matemática, em especial sobre Análise de erros, Argumentação Matemática, Educação Matemática Crítica, Saberes Docentes e o Uso de calculadoras nas aulas de Matemática.

Abigail Fregni Lins, Universidade Estadual da Paraíba

(Bibi Lins) Natural da cidade de São Paulo. Bacharel em Matemática Pura e Licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUCSP (1985). Mestrado (MPhil) em Teoria dos Números pela University of Nottingham (1992). Doutorado (PhD) em Educação Matemática pela University of Bristol (2003). Atuou a nível Graduação e Pós-Graduação em Instituições Nacionais e Internacionais. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Tecnologia Educacional, nos temas Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática, Preservice and Inservice Mathematics Teacher Education and Technologies. Atualmente é docente permanente do Departamento de Matemática - DM - e docente pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Matemática - UEPB. Consultora ad hoc CAPES e CNPq. Avaliadora INEP/SINAES. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq GITPCEM. Coordenadora de Núcleo do Projeto Observatório da Educação/CAPES (UFMS/UEPB/UFAL). Coordenadora do Projeto de Pesquisa em Lógica Matemática PROPESQ/UEPB. Professora Visitante da University of Georgia (CAPES/FULBRIGHT). Membro da Equipe Editoral do Periódico Educação Matemática em Foco (UEPB), do Conselho Editoral do Periódico Perspectivas da Educação Matemática (UFMS), Revisora dos Periódicos Zetetike (UNICAMP), Ciência&Educação (UNESP/Bauru), Ciências&Ideias (IFRJ), Educação Matemática Revista e IGISP (PUC/SP). Colaboradora do Programa Sala do Professor (MEC/TVEscola). Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional Paraíba SBEM-PB.

Publicado

2017-08-25

Como Citar

de Luna, L. C., & Lins, A. F. (2017). O NÃO USO DE CALCULADORAS EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA QUESTÃO DE FORMAÇÃO. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(18). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1874