TRILHOS MATEMÁTICOS COMO POSSIBILIDADE PARA A CRIAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS RELACIONADOS AOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

Autores

  • Tatiele Tamara Gehrke UNIFRA
  • Vanilde Bisognin Centro Universitário Franciscano

Resumo

Neste trabalho, relata-se parte de uma pesquisa de mestrado, cujo  objetivo é investigar se a proposição e resolução de problemas criados a partir das observações coletadas por meio da realização de um Trilho Matemático, no ambiente em que os estudantes vivem, contribui para o ensino e aprendizagem dos sólidos geométricos com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. Os sujeitos participantes da pesquisa são estudantes do 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública, do município de Paraíso do Sul/RS. A pesquisa foi de cunho qualitativo com base na Resolução de Problemas. Os instrumentos utilizados envolveram a realização de um Trilho Matemático, uma sequência didática elaborada pelos estudantes, a partir dos dados coletados no trilho, além do diário de aula no qual foram registrados os acontecimentos ocorridos em sala de aula e os documentos produzidos pelos alunos. Das análises dos dados coletados, constatou-se que os estudantes se sentiram envolvidos com as atividades propostas, especialmente em relação ao Trilho Matemático, a partir do qual puderam observar, criar e resolver  problemas. Além disso, pode-se concluir que a metodologia de Resolução de Problemas possibilitou aos estudantes a realização de um trabalho coletivo e colaborativo, além de favorecer a construção do conhecimento de forma participativa.

 

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Biografia do Autor

Vanilde Bisognin, Centro Universitário Franciscano

Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e de Matemática-UNIFRA

Publicado

2017-08-25

Como Citar

Gehrke, T. T., & Bisognin, V. (2017). TRILHOS MATEMÁTICOS COMO POSSIBILIDADE PARA A CRIAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS RELACIONADOS AOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(18). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1873