A INTERPRETAÇÃO GLOBAL FIGURAL COMO RECURSO PARA O ESBOÇO DE CURVAS DE FUNÇÕES MODULARES LINEARES

Autores

  • Lucia Menoncini Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Méricles Thadeu Moretti Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Neste trabalho estudamos o esboço de curvas de funções modulares lineares, tendo como referencial o procedimento de interpretação global figural proposto por Raymond Duval em sua Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Diferentemente da visão pontual e local oriunda da abordagem ponto a ponto, comumente utilizada no ensino para efetuar o esboço de curvas de funções, tal procedimento busca um olhar mais amplo acerca das referidas curvas, uma vez que o traçado é compreendido como representação de um objeto descrito por uma expressão algébrica. Desta forma é possível estabelecer correspondências entre os registros algébrico e gráfico, de modo que se perceba como eles estão articulados entre si e que ambos representam o mesmo objeto matemático, possibilitando assim uma melhor compreensão do conceito de função modular linear.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia Menoncini, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciada em Matemática, Mestre em Matemática e Computação Científica, Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica pelo PPGECT/UFSC. Professora da UFFS.

Méricles Thadeu Moretti, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Didática da Matemática. Professor do Departamento de Matemática e do PPGECT/UFSC

Publicado

2017-08-25

Como Citar

Menoncini, L., & Moretti, M. T. (2017). A INTERPRETAÇÃO GLOBAL FIGURAL COMO RECURSO PARA O ESBOÇO DE CURVAS DE FUNÇÕES MODULARES LINEARES. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(18). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1872